Oracle PL/SQL

Nesse artigo serão relatadas algumas dicas de PL/SQL. Os exemplos de PL/SQL abaixo foram realizados no Oracle 10g.

A idéia para a elaboração desse artigo é auxiliar o pessoal que está iniciando em PL/SQL.

 

Melhorias na performance do Postgresql

 

Artigo desenvolvido por Bruno Vieira

Data: 04/2013

 

 

O artigo fala de algumas dicas e configurações para uma melhor performance do banco de dados PostgresSQL. Dicas como melhor configuração do Hardware (memória RAM, Discos, entre outros) e alguns dos principais parâmetros de configuração do banco de dados que pode ajudar numa melhor performance desde que usados corretamente. Uma boa configuração para o PostgreSQL varia de acordo com a realidade em que o banco irá trabalhar, se será bastante requisitado ou não, se as consultas serão demoradas, entre outras situações.

 

Banco de dados – Backup e alta disponibilidade

O artigo relata sobre a importância do backup da base de dados de um sistema, a escolha do tipo de armazenamento a ser definido e o uso de alta disponibilidade. As tecnologias de banco de dados mais usadas na atualidade são Oracle e o SQL Server e por essa razão esse artigo tem algumas práticas de backup e restore. Também serão especificadas as funções de um administrador em banco de dados (DBA), relativas ao tema abordado.

 

Replicação e auto disponibilidade no SQL Server 2012

Nesse artigo será relatado sobre o SQL Server 2012, focando a auto disponibilidade e a replicação de bases. A grande novidade é o SQL Server AlwaysOn, considerado uma solução simples e unificada, é muito fácil de gerenciar e implementar, trazendo redução de custos por causa da permissão de reutilização de hadware já existente, melhor utilização dos servidores, e maior retorno sobre o investimento. Será detalhado as duas soluções do AlwaysOn que é a AlwaysOn Availability Groups que atua no nível de banco de dados e o Alwayson Failover Cluster Instances que atua na proteção no nível de instâncias.

O Alwayson veio para facilitar as complexidades do failover Cluster Instance, do data base mirroring e do Log Shipping.

 

Redes – Backup

Nesse trabalho será possível aprender mais sobre o Gerenciamento de Patches, falaremos sobre MBSA (Microsoft Baseline Security Analyzer) e WSUS (Windows Server Update Services) fazendo algumas comparações como vantagens, segurança.